terça-feira, 23 de julho de 2013

Exigência(s)

(Foto retirada daqui)

Por inúmeras vezes oiço dizer que "com a idade tornamo-nos mais exigentes". 

Eu, que sempre fui exigente com os outros e principalmente comigo, considerava um argumento com algumas interrogações pois não colocaria a "exigência" como uma consequência da idade mas de uma série de outros fatores. 


Na verdade, não indo muito longe e baseando-me no círculo de amigos e conhecidos, é evidente que existem pessoas menos exigentes que outras. As primeiras parecem ter os dois pés bem assentes na terra (e a cabeça também!) afinal de contas recebem das pessoas e da própria vida aquilo que estas terão para lhes dar. Ao passo que as segundas desejam sempre mais, como se a insatisfação estivesse colada à pele! 

Eu identifico-me bem mais com o segundo grupo, confesso, enão tenho problemas em assumir que exijo mais das pessoas do que aquilo que inicialmente têm para me dar... Sou igualmente exigente comigo mesma porque quero mais: quero muito acrescentar vida e entusiasmo aos meus dias; quero aprender mais com as outras pessoas; quero conhecer mais; fazer mais; sentir mais; mais e mais... 

E o que mais lamento é que o primeiro grupo raramente compreende (ou parece não compreender) o segundo porque, inevitavelmente, são dois olhares distintos sobre a vida. A tal ideia do copo meio cheio (que é suficiente!) e o copo meio vazio...

Porém, quando conhecemos pessoas que reclamam por mais e nos desafiam a sermos mais ainda...a magia acontece. Nada ficará igual, ganha-se um novo alento! E mesmo que esse cruzamento de percursos de vida ocorra por pouco tempo...vale e valerá sempre pelo caminho que se fez. 

Resta-me apenas juntar a primeira variável - a idade, e sinto que, efetivamente, ela pode apurar a "exigência", afinal de contas a idade traz-nos (pelo menos a mim!)  o auto-conhecimento. Com a idade aprendemos a conhecer-nos a nós próprios e este é um processo em que os limites do exigível são reconfigurados sempre que não nos limitamos... Obviamente, neste processo todos aqueles que surgem para nos desafiar a sermos mais levarão de nós essa mesma exigência!

Exigência (s.f.) significa:  Acto de exigir. Necessidade urgente. Precisão. Requisito. Condição imposta. Pedido imperioso. Desejo, vontade (que se manifesta ordenando). Reclamação.

Para mim a exigência é isso mesmo: É um desejo e uma vontade que se manifesta no acto de agir, é uma necessidade urgente e um requisito para quem quer ter mais de mim, que pode começar com um pedido imperioso e acabar em reclamação :) 

Sem comentários: