terça-feira, 31 de dezembro de 2013

2014: podes entrar!

[foto retirada daqui]


Esta é a minha resumida retrospetiva de 2013 já com os olhos postos no novo ano:
Em 2013 existiram dias bons e maus, como em tudo há sempre duas faces da moeda... dos bons levo comigo as provas superadas, os bons desafios, as dúvidas que se dissiparam com respostas positivas, as gargalhadas, os almoços e jantares em boa companhia, as longas conversas, as viagens e as descobertas que elas me proporcionaram, o tempo que dediquei a mim mesma (para as leituras, os pensamentos, a música, a escrita, e tantas outras coisas que me dão prazer…). Dos momentos maus levo comigo a certeza que fiz o possível para evitá-los (como se isso fosse possível...) mas errei (porque errar é humano e eu também tenho esse direito) e os erros que cometi fizeram-me aprender que, para o futuro, só existem duas vias possíveis: repetir ou reparar! Como não há forma de voltar atrás e refazer a história, vou evitar repetições e preparar-me para umas quantas reparações. 
Levo comigo, também, a certeza que iniciei um percurso de auto-conhecimento que preciso continuar. Não tem sido fácil mas as dificuldades que encontrei e continuarei a encontrar tornar-me-ão uma pessoa melhor, mais livre e capaz de acolher sem receios o melhor que a vida e as pessoas tiverem para me dar.
E a propósito de pessoas, sem elas 2013 teria sido um ano cinzento. As amizades que permaneceram comprovam que a distância e a falta de tempo não esmorecem as relações verdadeiras, mas a gestão do tempo e das prioridades é, sem dúvida, um aspeto a rever no novo ano.
As pessoas que conheci em 2013 e levo comigo comprovaram que a reciprocidade faz-nos bem porque a partilha é essencial se queremos ir mais longe; as dificuldades e os problemas se relativizam quando pedimos ajuda; as conquistas sabem melhor quando as celebramos com os outros. E porque há sempre alguém que compreende exatamente o que nos vai na alma, que nos leem sem que para tal sejam necessárias demasiadas palavras, e nos fazem perceber que nunca, mas nunca, estamos definitivamente sozinhos.
A todas essas pessoas que, de forma mais ou menos inesperada, foram entrando na minha vida, entregando-se de forma genuína, como se tivessem a missão específica de me obrigar a deixar a zona de conforto, a lidar com os meus fantasmas (dúvidas, receios, inseguranças, …), a repensar a vida e o lugar que lhe quero conquistar e a reconstrui-me por dentro, quero que saibam que vos estou extremamente grata pela paciência e entrega, pela inspiração e, acima de tudo, por me fazerem acreditar que ainda posso evoluir muito mais e merecer dias ainda melhores pois nada será nosso se não acreditarmos que realmente somos dele merecedores.

Regressarei, hoje mesmo, à linha de partida, com energia renovada e uma enorme vontade de SER mais…

2 comentários:

Gonçalo disse...

2014 vai ser ano de crescimento! Estarei lá para ti! Beijinhos :)

açoriana disse...

Gonçalo:

Tenho a certeza que 2014 será um grande ano, obviamente, também pelo teu contributo para tal... Obrigada pela presença :)

Beijinhos