terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Hoje tu... amanhã eu!

[foto retirada daqui]

Os outros às vezes fazem coisas que não gostamos e que nos fazem falar sobre eles, agem de forma diferente da nossa e isso muitas vezes incomoda-nos. E o incomodo por vezes é tão grande, que temos a tendência para verbalizar e enfatizar uma crítica ou a nossa perspectiva face a esse comportamento, e à escolha dos outros. 
Dou por mim a pensar que aquilo que os outros podem fazer hoje, podemos amanhã fazer nós. Quem sabe se assim não será? 

Também dou por mim a pensar que às vezes criticamos os outros porque achamos que sabemos tudo da vida deles, e na verdade podemos não saber quase nada, porque não somos a sua pele, o seu coração e a sua história. Por outro lado, às vezes, aquilo que nos incomoda nos outros é uma manifestação do nosso mau-estar porque também manifestamos de outro jeito essa forma de estar; ou ainda podemos criticar os outros por tomarem atitudes que no fundo gostaríamos de ser nós a tomá-las, e não temos a coragem deles. 

Na forma como sentimos os outros, podemos afinal, perceber a forma como nos sentimos em nós. Olhar para os outros e refletir talvez seja mais proveitoso do que olhar para os outros e criticar a alta voz, tomando partido a partir de uma visão distorcida. Olhar e não julgar, talvez seja das atitudes mais nobres e inteligentes que podemos desenvolver e aprender.

Ninguém sabe o suficiente da vida de alguém para criticar o que quer que seja. Também acho que a vida e a escolha de outros, nos deve tornar mais humildes na nossa própria vida. Não há sempre nem nunca, hoje com eles, quem sabe se amanhã connosco?


Diana Gaspar Duarte (daqui)

3 comentários:

Same Old Guy disse...

Eu a ler o post e a pensar: "Ah e tal, a miúda escreve bem..." afinal! :P

açoriana disse...

Ora bem... quando há quem o faça melhor do que nós não há melhor forma de lhe reconhecer o valor do que citá-lo :)

Same Old Guy disse...

De facto a melhor maneira de homenagear alguém que realmente admiramos é citando essa pessoa :)