terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Percursos

Women in Red, de Hugo Macedo (in: www.olhares.com)


Por inúmeras vezes (mais do que aquelas que desejávamos!) somos assombrados por dúvidas que nos parecem arrefecer as convicções!
Ficamos imobilizados pelo medo de estarmos a andar na direcção errada. Olhamos para trás e imaginamos o percurso paralelo. Sentimo-nos numa encruzilhada sem indicação do percurso mais acertado para nós. Corremos para os nossos amigos (das boas e más horas!) e, fragilizados, partilhamos a(s) nossa(s) dúvida(s) existencial(ais). Pedimos-lhes opinião. Ouvimo-los com a máxima atenção. Eliminamos da nossa memória os aspectos menos importantes e sublinhamos as dicas que, a nosso ver, nos serão fundamentais para a decisão final.
Entretanto, ouvimos mais umas opiniões... Reflectimos... Ouvimo-nos a nós mesmos... E voltamos a reflectir....
Finalmente damos um pequeno passo... recuamos dois... damos mais um passo e.... estamos exactamente no ponto de partida mas... com mais dúvidas ainda!

Enquanto andamos nisto, a vida não pára de nos fornecer pistas (muitas delas aparentemente imperceptíveis, sobretudo para os mais distraídos...).

Por fim, acabamos por nos decidirmos por um caminho, mais ou menos confiantes, mais ou menos convencidos de que fizemos a escolha acertada... (o tempo encarregar-se-à de nos dar razão ou criar um atalho...). Saboreamos aquela que consideramos a ultrapassagem do Cabo das Tormentas.

Muitos acabam por passar uma vida iludidos de que foram os comandantes desta caravela dos descobrimentos em terras de incertezas e decisões quando, na verdade,quem tomou o comando foi a própria vida que se esgota nos passos que damos e que não nos deixa encostar à berma e vê-la passar à nossa frente!!!


Sem comentários: