quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Farol, Faroleiros e Faroleiras :)

Farol de Santa Maria [foto retirada daqui]

Se hoje me perguntassem: 
"O que queres ser quando fores grande?" 

Responderia: "Quero ser faroleira!!" 
[Haverá missão mais nobre do que manter visível a luz que, em terra firme, guia aqueles que andam no mar. E ainda ter o mar por companhia, o silêncio necessário para pensar na vida de olhos postos na linha do horizonte.] 

***
Três mulheres dos Açores concluíram o curso de faroleiras... O que levou estas mulheres a escolherem esta carreira que as obriga a viver em faróis situados em locais inóspitos?
Em 2004, Suzete Melo, Goreti Oliveira e Ângela Melo inscreveram-se no curso de formação de faroleiros da Escola da Autoridade Marítima. Meses depois, o curso concluído, tornavam-se nas três primeiras mulheres faroleiras em Portugal. Um feito inédito, num mundo onde até então só tinha havido homens. Ainda hoje, seis anos volvidos sobre o curso, continuam a ser as únicas mulheres a exercer esta função.
Sendo as três naturais dos Açores, foram destacadas para faróis do arquipélago. Suzete e Ângela em São Miguel, Goreti na vizinha ilha de Santa Maria. As comissões duram quatro anos, e cada uma delas partilha o farol, isolado e de difícil acesso, com dois outros faroleiros.
As tarefas diárias são muitas, para além da vigilância, manutenção e limpeza dos equipamentos, têm a seu cargo obras a efetuar nos edifícios, e nalguns casos visitas regulares a farolins marítimos.
O que levou estas três mulheres a escolher esta carreira que as obriga a viver em faróis situados em locais inóspitos, apenas rodeadas de mar, e distantes de qualquer povoação? E porque escolheram uma profissão até então exclusivamente masculina e em vias de desaparecimento? Como se passa o seu dia-a-dia, como vivem no farol, como são vistas pelos faroleiros com quem dividem a sua casa farol? 

[NOTÍCIA retirada daqui]

2 comentários:

Sérgio disse...

Tenho uma paixão por faróis, por isso adorei :)
E tenho amigos/conhecidos que têm familiares faroleiros. É de facto uma profissão muito nobre e muito dura.

açoriana disse...

Também gosto muito de faróis, como já se deve ter percebido pelo design do blogue :)